Toscani, o provocador

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Imagem de um doente de aids, rodeado por seus familiares, fazendo alusão ao Cristo pintado por Andrea Mantegna. Padre e freira em situações nada cristãs. Uma negra amamentando uma criança branca. Embora pareça um contra-senso, ao menos para os ditames do marketing contemporâneo, tudo isso já foi usado em campanhas publicitárias para vender moda. E, queiram ou não, essas campanhas projetaram mundialmente a Benetton, marca de roupas italiana. O pai dessas idéias, tão provocantes quanto questionáveis, é o fotógrafo italiano Oliviero Toscani, que no ano 2000, depois da grande pressão que a Benetton sofreu por causa de uma campanha que usava fotografias de condenados à morte no Texas, deixou de trabalhar para a marca que mais o projetou.

Hoje Toscani está de casa nova: cria para a No-l-ita, outra marca italiana de roupas. Suas lentes, no entanto, continuam cruéis como sempre. Pelo menos é o que indica sua mais recente campanha, que no último mês de outubro ganhou o mundo com um tema atual: a anorexia.

Para conhecer um pouco mais desse ilustre (e tão amado quanto odiado) fotógrafo, clique aqui e leia uma recente matéria publicada pelo jornal El País (texto traduzido para o português). Se quiser ir mais a fundo e desvendar o que pensa e defende o fotógrafo mais polêmico do mundinho publicitário, não deixe de procurar na biblioteca do Uni-BH o livro A publicidade é um cadáver que nos sorri, escrito pelo próprio Toscani. Aliás, você pode reservar este livro clicando aqui.

Abaixo, a última campanha de Toscani e uma seleção de peças do que há de mais polêmico em seu trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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