Existe vida inteligente além da fonte AvantGarde

by

Por Alexandre Mota*

Eu odeio a AvantGarde! E não é por causa do desenho da letra. Ela é uma excelente fonte, com um projeto geométrico interessante – bem ao estilo “Bauhausiano”, simples e funcional. O único e irremediável erro da fonte, que a condenou provisoriamente às penúrias do inferno tipográfico, foi casual. O que incriminou a digníssima foi ser escolhida como a fonte inicial quando se digita alguma coisa (qualquer coisa), no CorelDraw, o software mais usado na criação publicitária.

Vamos lá. Iniciar, CorelDraw. Novo documento. Formato do anúncio. Digita. Aparece a distinta. Fica aquela dúvida: qual fonte usar. Olha o menu, dá uma passeada, passa Comics Sans (ai!), olha, olha, Impact, olha, olha, Tahoma, olha, olha, Times New Roman, olha, olha, olha, olha, Mistral (brrrr!!!), Verdana, olha, olha, olha e volta. AvantGarde. Ah! Vai esta mesmo. Ela serve.

NÃO, NÃO. PÁRA TUDO. Uma fonte não é simplesmente “ela serve”. A questão é que a letra é imagem. A grande potencialidade da letra não é acreditar na sua invisibilidade, mas saber que a letra É INFORMAÇÃO antes mesmo do texto ser lido. A forma como o conteúdo é “embalado” vai influenciar, direcionar, potencializar, limitar ou distorcer a maneira como este conteúdo será interpretado. É possível formatar a mesma informação de infinitas maneiras. Em cada uma delas existe uma sugestão, uma opinião, uma tendência, uma perspectiva, um olhar. Como nos exemplos que você confere aqui.

A AvantGarde é uma boa fonte, uma pena ser escolhida a fonte inicial do Coreldraw.

*Mestre em Comunicação Social pela UFMG, coordenador da agência júnior DaVinci, orientador das agências experimentais do 8º período e professor da disciplina Direção de Arte II no curso de Publicidade e Propaganda do Uni-BH.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: