Comunicar Sempre

by

Por Rogério Tobias*

A quantidade e a forma que uma empresa se comunica com os clientes podem ser decisivas para o seu crescimento e a sua permanência no mercado. Muitos empresários ainda entendem que a comunicação somente ocorre quando a organização utiliza das mídias para passar mensagens para o seu público-alvo. Isso é fundamental, mas, é apenas parte do processo de comunicação.

Comunicação é algo muito amplo. Pertence ao composto de marketing e se divide em diversos elementos, tais como propaganda, merchandising, relações públicas, vendas, publicidade, marketing direto e promoção de vendas.

Comunicar é imprescindível para as empresas! O processo de comunicação precisa ocorrer e ser monitorado todos os dias, a toda hora e em todo lugar. Tudo o que a empresa faz ou deixa de fazer de alguma forma transmite algo para os clientes. Aspectos tais como atendimento, organização das mercadorias nas gôndolas, horário de funcionamento, capacidade dos colaboradores de resolverem problemas dos clientes, relacionamentos da equipe de vendas, clima emocional, ou padrão dos serviços, podem muitas vezes difundir idéias e causar percepções mais fortes do que a comunicação paga, veiculada através da mídia.

Muitas organizações gastam milhares de reais para conseguirem transmitir uma imagem de modernidade, de disponibilidade e de eficiência, mas, freqüentemente o cliente vai até o ponto de venda e é atendido por um vendedor sem preparo ou boa vontade, o que contradiz totalmente o que foi veiculado. Em muitos casos eles são encontrados debruçados sobre o balcão, de mãos no queixo, ou em grupos de conversa, no fundo dos estabelecimentos.

A capacidade de comunicação está muito ligada à motivação das pessoas que comunicam. Sempre recomendo o maior zelo possível com tudo aquilo que está aos olhos dos clientes. É preciso transmitir o que a empresa tem de melhor. Cada organização ou segmento de mercado possui características próprias que são esperadas pelos clientes e essas expectativas devem ser atendidas ou superadas. A comunicação acontece a todos os momentos, até com a empresa fechada. Placas sujas, mensagens telefônicas de teor infeliz, site fora do ar, veículos com o nome da empresa com procedimentos inadequados no trânsito, são alguns exemplos de comunicação negativa que podem ser praticadas.

Tudo deve começar dentro da empresa. O endomarketing, que é o marketing direcionado ao público interno deve ser trabalhado constantemente. Todos precisam estar sensibilizados para as necessidades e desejos dos clientes e devem estar conscientes do objetivo estratégico da empresa, que é servir o cliente da melhor maneira possível.

A comunicação deve ser trabalhada sempre, porque, é como fala George Bernard Shaw: “O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada.”

*Autor do livro “121 artigos de Marketing”. Mestre em Marketing, administrador, professor de marketing do Uni-BH: curso de Publicidade e Propaganda e curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing. É também professor de cursos de MBA em Marketing, Gestão de Negócios e Gestão de Marcas. Palestrante e diretor da RT Consultoria e treinamento.

Uma resposta to “Comunicar Sempre”

  1. Bruno Soares Lopes (RPN7) Says:

    Brilhante este texto “Comunicar Sempre”. O autor abordou muito bem a questão da comunicação, a sua abrangência, a imagem, a sua importância, e a forma como deve ser trabalhada. A comunicação não para! Ela é um processo contínuo, que exige atenção, cuidado, e monitoramento. Ela deve ser trabalhada a todo o momento para alcançar uma comunicação eficiente e eficaz junto aos stakeholders da empresa.
    Como eu aprendi hoje num Seminário, a qual teve a palestra de Rennan Mafra com o tema “Comunicação para Mobilização Social”, a comunicação não deve ser reduzida a uma ferramenta da comunicação, mas deve ser vista como um processo de relacionamento entre as pessoas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: