Direção de arte é isso aí

by

Por Alexandre Mota, professor do curso de Publicidade e Propaganda do Uni-BH

Efeito Crayon. Comic Sans ou Avant Garde? Que tal mídia artística… Coloca aquela “dobrinha de página” do Photoshop. Já sei, preencher com degradê e está pronto!!!

Direção de arte é assim. É necessário muito tempo para construir um repertório publicitário mínimo para fazer alguma coisa boa na área. Ninguém nasce com uma luz divina inspiradora. Por isso, por experiência própria, acredito que a direção de arte pressupõe três práticas. O pretendente ao ofício deve sempre OBSERVAR a publicidade, constantemente PRODUZIR publicidade e também conversar sobre publicidade. Sabendo que conversar não é simplesmente falar eu acho, mas LER MUITO antes de falar a opinião.

As referências para o ofício estão no mundo. Na diagramação dos camelôs, nas impossibilidades do Escher, nas cores da pop art, no Walter Mercado, no Ranxerox, em Rosebud, no copo lagoinha e, principalmente, no comentário de quem não entende nada de publicidade, mas sabe o que é consumir. Afinal não podemos nos esquecer da questão fundamental.

A publicidade tem sua linguagem, Toscani que o diga. Muda a cada minuto, muda a cada bit. E o diretor de arte deve acompanhar tudo. No final das contas é responsável por todos os detalhes da criação. Atravessa a noite pensando na melhor forma de compor o anúncio, olha o formato do anúncio, trabalha a imagem, os cortes, as cores, as fontes, os padrões da empresa, a foto, o ator, o figurino, a composição visual, a revisão, a produção, a saída. Enfim o bom diretor de arte está sempre antenado em tudo, precisa conhecer um pouco de tudo, ou melhor, um pouco de tudo em geral.

Sendo assim, se quiser saber um pouco mais sobre criação publicitária visite www.tudoemgeral.pro.br.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: